Quantcast
Channel: Samuel Rocha de Oliveira » Prêmio Abel
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Dois prêmios de matemática, duas medidas.

0
0
John Tate, prêmio Abel de 2010
John Tate, prêmio Abel de 2010

O prêmio Abel de matemática de 2010 vai para John T. Tate, em reconhecimento a sua enorme e duradoura contribuição para a teoria dos números.

Tive a oportunidade de assistir alguns de seus seminários na University of Texas at Austin. Os departamentos de Física, Matemática e Astronomia compartilhavam o mesmo edifício e por causa disto eu via o prof. Tate com certa freqüência, pelos corredores e elevadores e sempre me parecia cordial e simpático.

O outro prêmio anunciado neste mês é o do Milenium, oferecido a Grigoriy Perelman pelo Instituto Clay por ter resolvido um dos grandes problemas do milênio, a saber, a conjectura de Poincaré. No entanto o Perelman recusou, mais uma vez, o prêmio. Não há justificativas racionais para a atitude anti-social deste matemático brilhante. Há quem diga que bastaria uma psicoterapia para permitir o convívio social de Perelman. Imaginem a quantidade de pessoas, entidades filantrópicas (ou não) que gostariam de receber um milhão de dólares. Ouvi dizer que o Partido Comunista pediu ao Perelman que recebesse o dinheiro e doasse ao PC, mas pode ser apenas boato.

Grigoriy Perelman recusou dois prêmios de matemática
Grigoriy Perelman recusou dois prêmios de matemática

Coincidência ou não, estes dois prêmios anunciados reconhecem o trabalho de dois gênios da matemática moderna que têm personalidades e valores culturais muito distintos um do outro.

E antes que façam a correlação qualquer correlação entre genialidade e excentricidade, eu acho que o Perelman é um gênio na matemática APESAR dos seus distúrbios psico-sociais.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images